quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ídolos Merengues - parte 1

Bom, depois de ler os dois posts anteriores você já conhece toda a história do maior clube do século XX, título que foi dado pela FIFA. Portanto, agora o importante é ter conhecimento de quem foram os responsáveis por tornar o Real Madrid um clube de tamanha expressão.
O interessante desse clube é que seus ídolos vem desde sua fundação! Isso mesmo, o Real Madrid teve grandes ídolos nas primeiras décadas como clube, e a seguir você confere quem foram eles, lembrando apenas que aqui não será postada a vida dos jogadores, apenas seus feitos pelo clube
. A biografia de jogadores será postada conforme o resultado das enquetes, por isso não deixe de votar e pedir nos comentários a biografia de seus jogadores favoritos, ou do seu clube de coração também! Participem!
Sem mais enrolações, vamos ao que interessa:

O primeiro jogador a se destacar com a camisa do Real Madrid foi Manuel Prast, que participou dos três primeiros grandes títulos do clube - em 1905, 1906 e 1907 ajudou a equipe a conquistar quatro Copas da Espanha.

No início da década de 1910, surgiu Santiago Bernabéu, atacante que depois se destacaria mais como dirigente, e cujo nome batizaria o estádio madrilenho. Durante os 17 anos que jogou ganhou apenas uma Copa da Espanha.

A condição de ídolo de Bernabéu foi preenchida logo após sua aposentadoria por Ricardo Zamora. O goleiro, que já era lenda na Espanha por suas passagens por Espanyol e Barcelona, foi comprado a peso de ouro do time azul e branco da Catalunha, em uma transferência conhecida como "a maior do século”. Zamora, que até hoje dá nome ao prêmio distribuído ao melhor goleiro do Campeonato Espanhol, chegou ao Real em 1930 e conquistou dois títulos nacionais com a equipe da capital espanhola (1931/32 e 1932/33), inclusive o primeiro da história do clube, o qual a equipe terminou como campeã invicta.

Após um período conturbado, o time da década de 1950 dá a volta por cima com um esquadrão recheado de ícones mundiais. O principal deles foi Alfredo di Stéfano. Argentino de nascimento, o jogador foi descoberto em um jogo amistoso contra os Millonarios, da Colômbia, time em que atuava. Foi contratado, e tornou-se o maior jogador da história do clube.

Di Stéfano se destacou muito pelos gols marcados: foi artilheiro do Campeonato Espanhol em quatro oportunidades (1955/56, 1956/57, 1957/58 e 1958/59) e também é o maior artilheiro merengue, tendo balançado as redes adversárias pelo clube da capital em 418 oportunidades. O argentino naturalizado espanhol ainda foi de extrema importância para a conquista dos títulos da Liga dos Campeões, que você conferiu na primeira parte da história do clube madrilenho, aqui mesmo no "Futebol é minha vida". Além disso, o jogador participou de oito títulos espanhóis nas décadas de 1950 e 1960. Devido a tudo isso, ele é considerado pelos torcedores um dos maiores futebolistas em toda a história do Real Madrid, que em seu site oficial, por exemplo, cita di Stéfano como o melhor de todos os tempos.

Outro nome que merece destaque é o de Ferenc Puskás. O húngaro, que chegou ao clube em 1958, já havia feito sucesso pela seleção nacional em 1954, quando a Hungria foi vice-campeã mundial, perdendo, surpreendentemente, a final para a Alemanha. No Real Madrid, assumiu a condição de goleador logo que se adaptou (Puskás foi artilheiro do Campeonato Espanhol quatro vezes (1959/60, 1960/61, 1962/63 e 1963/64)).

Além de Puskás e Di Stéfano, outros daquela equipe que merecem destaque são Francisco Gento (na foto em preto e branco abaixo) e Raymond Kopa (na foto em sépia abaixo). O primeiro, espanhol, participou de todos os títulos daquela geração: foi campeão espanhol em doze oportunidades e venceu seis Ligas dos Campeões. Kopa, um francês filho de poloneses, foi figura constante no ataque do Real Madrid depois de 1957, quando foi contratado do Stade de Reims. Durante sua passagem no clube, ficou conhecido pela capacidade de segurar a bola e pela habilidade apurada.

Bom pessoal, por hoje acabou, mas sexta-feira você confere os ídolos que sucederam essa primeira geração de galácticos, que você conferiu acima, chegando até a época atual. Espero que tenham gostado. Não deixem de comentar e votar na enquete que definirá os artigos da próxima série. Valeu!


P.S: esquecido como sempre, não me lembrei de colocar um vídeo que mostra esse quarteto fantástico jogando. A seguir você confere jogadas de Puskas, Gento, Kopa, e, claro, Di Stéfano.


30 comentários:

  1. Cara... quanta história e eu que fui conhecer Real Madri na época do Zidane...rsrsrs
    Mas agora tô mais interado e interessado nos assunto...
    Grd Abç
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo blog!

    http://www.sbtbr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Futebol Espanhol Não Me Atrai,não sei porquê...
    Sucesso com o Blog Ai Cara

    http://cafeholandes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. pode ser, eu to precisando de parcerias msm. meu banner ta la blz

    ResponderExcluir
  5. Futebol é a vida de todos que pensam.........Hje é o meu MENGÃO rumo ao HEXA.

    ResponderExcluir
  6. O texto tem o que é necessário pra que seja lido por muitos, é rapido, fácil e muito bem recheado. ta de paabéns! Abração

    ResponderExcluir
  7. Entende de futebol msmo, gostei de ver. Parabens pelo blog, gostei do post.

    ResponderExcluir
  8. NAO SOU FANATICO POR FUT. MAIS AXEI INTERESSANTE SUA IDEIA DE MOSTRA A HISTORIA POR TRAS DO FUTEBEOL...MUITA GENTE NAO SE ATUALIZA POR FALTA DE BOM CONTEUDO E VC ESTA TRAZENDO UM BOM...PARABENS
    SUCESSO


    http://VIDEOSONESTOP.BLOGSPOT.COM/

    ResponderExcluir
  9. Cara quais os 3 maiores craques da história do Real Madri?
    Faz parte de antigamente ou das últimas levas de craque do Real....
    Abçs
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esperamos com alegria novos ídolos para a Copa no Brasil.

    ResponderExcluir
  11. olha, pelo que vi até agora, os tres maiores craques, os mais admirados pela torcida, são Di Stéfano, quase que indiscutivelmente, e com uma certa dúvida acho que Zidane foi o segundo, mas talvez Raul possa ultrapassá-lo quando se aposentar no clube merengue... ou até mesmo Roberto Carlos, que tem uma moral impressionante com a torcida madrilenha...
    aqui voce confere o resultado da eleição que o clube fez:
    http://momentodofutebol.blogspot.com/2008/04/maiores-jogadores-da-histria-do-real.html

    ResponderExcluir
  12. Show cara muito bom... Otimos idolos...


    Super Sapo: http://blog.supersapo.net/

    ResponderExcluir
  13. Falar sobre Futebol é sempre bom!
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  14. é, vc foi no fundo do bau dessa vez, mas o melhor foi o zidane...

    seria legal se vc colocasse coisas da copa

    ResponderExcluir
  15. Cara, eu nem curto futebol, mas o conteúdo do seu blog ta legal. se aceita uma sugestão, melhore o layout, pelo menos aqui no firefox ficou todo zoado e difícil de ler.

    ResponderExcluir
  16. cara, eu uso o firefox e num tenho nenhum problema com o layout...
    se alguem tiver problemas ai me avise por favor que eu farei o possivel para melhorar!
    valeu manoel

    ResponderExcluir
  17. será que tu gosta de um fut??
    ahisuahsiuahsiuhaisuha

    gostei do blog cara
    foco num assunto fod**


    www.suicidamedroso.blogspot.com
    comenta??

    ResponderExcluir
  18. Gostei da temática.
    Parabéns

    www.sarau2eteres.blogspot.com

    Daniel Lima

    ResponderExcluir
  19. Olá Caio,
    Obrigado pelo comentário no nosso blog.
    Realmente o Rugby tomou proporções gigantescas no Brasil. esperamos que os times tenham mais apoio das empresas com patrocínios.

    Muito legal seu blog! Nem preciso comentar sobre o futebol né?! Paixão Brasileira... é só se dedicar no conteúdo que vc se dará bem!

    valeu, forte Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Não sou muito fã de fut, mas bem legal contar a história do futebol, poucas pessoas conhecem!!!

    Bom post!!!

    http://iagopatucci.blogspot.com
    segue ai e q to seguindo!!!

    ResponderExcluir
  21. se liga,
    já nao bastasse os times europeus levarem nossos craques agora estao dominando nossos blogs! ASHOIHOSIHSOHOIS acho que voce deveria dar mais atençao aos clubes brasileiros!
    eh a minha dica :)

    ResponderExcluir
  22. naum sou muito sintonizado em questões futebolísticas... mas com esse blog, a coisa pode se reverter. Valew !

    ResponderExcluir
  23. Muito bom seu Blog Cara!
    No próximo eu queria ler sobre o Barcelona.

    ResponderExcluir
  24. Muita informação e conhecimento exacerbado!

    Vc falou de mim e esse post tb tah enorme, rs, tb cansei mas valeu a pena...

    Boa sorte e parabéns pelo blog

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. òtimo trabalho de pesquisa!!!!!!!!! parabéns!

    ResponderExcluir
  26. o real da decada 50 e de 60,atras do santos de pele,o melhor time europeu

    reaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal

    ResponderExcluir

Contador de visitas

Passagens aereas
Passagens Passagens aereas baratas?

Quem sou eu

Minha foto
Sorocaba, São Paulo, Brazil
Empresa Júnior criada pelos alunos de graduação da Unesp de Sorocaba. Conta com alunos de engenharia ambiental e engenharia de controle e automação, distribuídos nos setores de administração, engenharia, marketing, recursos humanos e presidência. Todos os trabalhos desenvolvidos pela Dinâmica possuem um professor da UNESP vinculado a ele, dando suporte técnico e trazendo, para quem nos contrata, a segurança e garantia de qualidade em seu desenvolvimento e conclusão.